Ansiedade materna pode levar ao desmame precoce
A amamentação é um período essencial para o bebê. Além dos benefícios para a saúde do pequeno, é um momento em que mãe e filho reforçam seu vínculo.
Contudo, algumas mães apresentam dificuldades para amamentar seus filhos e a causa, segundo uma pesquisa da USP, pode estar ligada à ansiedade e a depressão.
Estes transtornos influenciarem diretamente na convicção das mães de que são capazes de realizar a amamentação foi objeto de estudo de Luciana Camargo de Oliveira Melo, pesquisadora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

Durante o estudo, foram acompanhadas 186 mães do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados mostraram que, livres desses transtornos, as mães obtêm “maiores níveis de confiança para amamentar, situação que pode implicar em maior tempo de aleitamento materno exclusivo”, afirma Luciana.
Segundo a pesquisadora, é necessário investir na atenção à saúde mental das mulheres no pós-parto, afim de diminuir o desmame precoce e melhorar as condições de vida da mulher e do seu bebê.
É fundamental que os profissionais identifiquem as mulheres que necessitam de tratamento, para que assim os impactos possam ser prevenidos.
Outros conteúdos relacionados a amamentação clique no link a seguir TUDO SOBRE AMAMENTAÇÃO
Para mais informações CHAMA NO WHATSAPP