Uma indústria brasileira criou um equipamento especial para que o leite materno possa ser liofilizado com total segurança, sendo possível transforma o leite humano em pó.
A secagem por congelamento também conhecida como liofilização é usada principalmente para remover água de produtos sensíveis, a maioria biológicos, sem danificá-los.
Como tal, eles podem ser preservados em um estado de armazenamento permanente e serem posteriormente reconstituídos.
Uma conquista de indústria brasileira e mais um benefício para recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso.

O leite humano liofilizado pode ser mais uma alternativa para possibilitar que os lactentes tenham uma alimentação ótima e substituir os “aditivos” (que a indústria chama equivocadamente de “Fortified milk”) à base de leite de vaca que são indicados para alguns recém-nascidos prematuros e/ou de baixo-peso.
Pesquisa brasileira premiada, leite materno em pó: Projeto LioNeo é um ensaio clínico randomizado controlado duplo cego com recém-nascidos de muito baixo peso que será realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que testa a segurança e tolerabilidade de um aditivo de leite humano liofilizado para enriquecer o próprio leite humano usado na nutrição desses bebês.
Outros conteúdos relacionados a amamentação clique no link a seguir TUDO SOBRE AMAMENTAÇÃO
Para mais informações CHAMA NO WHATSAPP
Conteúdo extraído em 09/03/2023 de www.aleitamento.com.br
Créditos:
Prof. Marcus Renato de Carvalho