Em todos os atendimento faço a avaliação do freio lingual do bebê e na grande maioria dos casos que a mãe está com dificuldades na amamentação identifico que o bebê tem freio lingual curto. O frênulo lingual é uma membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho da cavidade oral.
Durante o protocolo de avaliação do frênulo lingual avalio a aparência da língua, a fixação do frênulo, a elevação (ou não) de língua, a protrusão de língua (caso haja), o formato da língua, a inserção do frênulo, se a ponta da língua consegue ir atrás da gengiva, se fica sobre a gengiva.
São vários os problemas que podem interferir na amamentação: dor, mamilos machucados, pega rasa, estalos para mamar, engasgos frequentes, bebê que não ganha peso, mamas inchadas e duras, leite empedrado, entre outros… Os cenários são diversos, e pode impactar de diferentes maneiras na amamentação.
Entre todos, existe uma causa, relativamente comum, que não é tão diviguldada como as demais, a chamada anquiloglossia. Essa situação tem outros nomes, como língua presa, freio curto da língua ou frênulo lingual, e pode trazer sérios problemas na amamentação.
A língua é um órgão importantíssimo na amamentação, na alimentação e na fala. Para o bebê ele precisa fazer o movimento complexo de abaixamento, extensão, elevação e ondulação da língua. Com a língua presa, o movimento não pode ser feito de forma eficaz, o posicionamento da língua no mamilo fica incorreto, podendo causar lesão no mamilo.