Logo após o nascimento do bebe, nos primeiros dias de vida, toda vez que ele mama é normal que faça cocô.
Entre o primeiro e segundo mês de vida, dá-se início ao amadurecimento intestinal do bebê e a regularidade de evacuações já não é a mesma.
Pode acontecer do bebê ficar vários dias sem fazer cocô. E aí começam as preocupações, principalmente dos pais de primeira viagem. Porém, nem sempre o fato do bebê ficar sem fazer cocô por alguns dias é sinônimo de preocupação. Mas, se apresentar machucados no bumbum, irritação, perda de peso, choro incessante aí sim pode ser motivo de preocupação.
Mas por que o bebê não faz cocô?
Normalmente o bebê de aleitamento materno exclusivo, sofre menos com problemas de evacuações. Pois seu intestino ainda não funciona absorvendo completamente todos os nutrientes presentes no leite materno e o número de evacuações é bem maior. Então o bebê faz cocô quase que imediatamente após cada mamada.
Entre o primeiro e segundo mês de vida dos bebês isso tende a mudar, com o seu amadurecimento intestinal. Assim o bebê começa a criar sua rotina de fazer cocô, podendo passar dias sem evacuar, pois, passam a absorver muito mais os nutrientes presentes no leite materno.
Você pode ajudar seu bebê a fazer cocô fazendo a massagem da bicicletinha, como no vídeo. Essa técnica auxilia o funcionamento intestinal do bebê, consequentemente levando-o a evacuar.